HISTÓRIA DOS GIRASSÓIS
O girassol é uma planta tão cotidiana em alguns pomares que serve de fronteira a outras fazendas que muitos não suspeitam serem provenientes da América.
É isso mesmo, alguns cronistas contam como Atahualpa, o Inca deus-rei, personificação terrena do sol, avançando em uma maca levada por seus dignitários em um trono dourado. Ao redor dele guerreiros e nobres, eles carregavam em suas mãos o sólido girassol dourado, como um símbolo da realeza inca.
sacerdotes incas, especialistas em astronomia e matemática, atribuído poderes mágicos para a flor, que tinha observado o fornecimento de sementes, que sempre segue uma certa ordem numérica em três conjuntos de bobinas que são enrolados no sentido horário e anti-horário.
Este girassol perfeição geométrica também despertou o interesse dos naturalistas da corte francesa, onde Louis XIV, o Rei Sol, (como era Atahualpa) manifestaram preferência por que só poderia ser a "sua" flor.
Vendo seu tamanho parece ser um conto de fadas flor, mas, na realidade, do ponto de vista botânico, é um grande capítulo consiste em um coração solitário com muitas flores tubulares pequenos, cercados por uma grinalda de flores petaloides.
Portanto, parece que vem da América tropical, em particular, seria nativo do Peru, trazido para a Europa pelos conquistadores espanhóis do século XVI. No ano de 1590, o cronista e missionário jesuíta José de Acosta, descrevendo as plantas da Nova Espanha em sua obra "História natural e moral das Índias" indica que há uma "flor chamada sol" referindo-se ao nosso girassol. No entanto, alguns autores questionam se vem do Peru e afirmam que vem das regiões temperadas da América do Norte.
Durante muito tempo, foi considerada uma planta ornamental que segue o curso do sol e nada mais. Mas no século XIX eles começaram a apreciar suas qualidades de óleo (cada tubo ou semente contém 35% a 55% de óleo).
De onde vem, uma lenda do gênero literário clássico estava faltando para enobrecer ainda mais suas origens. Considerou, durante o período classicista Ippolito Pindemonte que inspir''andose na história da Clitia e Leucothea, contada por Ovídio em "Metamorphosis", escreveu uma ode à Helianthus ou flor do sol, onde é dito que A ninfa Clitia, amada e abandonada depois pelo deus Apolo, permitiu-se morrer de fome e sede. Tocado, Deus injusto se tornou uma flor e assim Clitia-Helianthus virou a cabeça ao sol, seguindo-o para sempre. Em sua relação com o sol, tem sido chamado de "xícara de Júpiter".
A orientação do capítulo para o sol é devido à diferença no crescimento do caule. Quando a iluminação é desigual no lado sombreado da planta acumula auxina, um regulador do crescimento das plantas. Esse acúmulo faz com que a parte sombreada cresça mais rápido que a parte ensolarada e, portanto, a haste termina inclinando em direção ao sol.
Atualmente, a Rússia é o maior produtor e exportador do mundo. Neste país, o girassol é plantado em torno dos campos de milho por duas razões: porque as colheitadeiras mastigam suas sementes ao longo do dia e porque mantêm os camundongos longe do grão.
Em todo caso, se alguém oferecer seus girassóis amigos, pense sobre isso de antemão: ela poderia supor que ele a acusa de falsidade, porque é seu significado na linguagem das flores.
Comentários
Postar um comentário