AZEITE NA BÍBLIA
A oliveira, oliveira européia , árvore da família das Oleaceae, é mencionada em diferentes passagens da Bíblia. Ela cresce em estado selvagem, mas na Palestina também é cultivada. As encostas ocidentais do Líbano, a região costeira e as colinas da Galiléia são densamente povoadas por essas árvores. Os mais famosos crescem no jardim do Getsêmani, e é dito que alguns deles são da época de Jesus, uma vez que estas árvores vivem muitos anos.
A oliveira é mencionada no início de Gênesis (8,11), quando Noé verifica que as águas já não cobrem a terra, graças ao ramo de oliveira que a pomba lhe traz.
A azeitona compete com a videira e a figueira para o primeiro lugar com respeito ao uso que a humanidade faz deles. A oliveira foi levada para a Grécia na antiguidade mais remota, de onde passou para a Itália e para o sul da França e depois para a América do Norte. A oliveira, sajit em hebraico (que significa "brilhante" ou "novo verde"), é semelhante a um arbusto quando cresce em estado selvagem, mas também pode atingir uma altura de 12 metros. É sempre verde e produz frutos semelhantes a pequenas ameixas, verde-escuro e com osso: azeitonas, cuja carne contém 50% de óleo. O azeite é obtido uma vez extraído das azeitonas maduras, o osso e o pecíolo, depois, a polpa é esmagada e passada sob pressão de sacos finos de juta.
O azeite de oliva, que atualmente ocupa um lugar importante na medicina, também teve uso medicinal na antiguidade. Ele também desempenhou um papel importante na preparação das unções. Quando reis ou sacerdotes eram ordenados, óleo era derramado sobre suas cabeças, até mesmo o Tabernáculo e todos os objetos eram ungidos com óleo misturado com mirra, canela, cálamo doce e cássia (Êxodo 30,22).
... e pegando a pedra que tinha sido a cabeça dele,
Ele levantou-a como uma memória e derramou óleo sobre ela.
Ele chamou aquele lugar de Betel ...
(Gênesis 28, 18-19)
Na fábula que Jotan conta aos sicões (Juízes 9, 8-14), é óbvio que a oliveira, a figueira e a videira eram de grande importância. O fato de a oliveira ter crescido nas raízes nuas, transformou-a em uma planta muito necessária. Isso também é verificado na seguinte passagem:
... deu-lhe para sugar o mel das rochas
e óleo de sílica muito doce ...
(Deuteronômio, 32, 13)
Além disso, o azeite também foi usado como fonte de luz:
Ordene aos filhos de Israel que tragam azeite esmagado para alimentar continuamente o candelabro ...
(Êxodo 27, 20)
Comentários
Postar um comentário